BALEIAS E BURACOS NEGROS
Não é nenhuma novidade que o mercado de fitness está passando por um período complicado. As vendas estão mais difíceis e o que se fazia antigamente que costumava dar resultados não tem funcionado mais tão bem.
Aliás esse embate entre o “novo” e o “tradicional” não afeta somente as academias.
O mercado das livrarias é um bom exemplo de como uma mudança externa no comportamento e perfil do consumidor pode condenar negócios (ou segmentos inteiros) ao desaparecimento.
Os bancos tradicionais estão enfrentando um “perigo real e imediato” na figura das fintechs ou “bancos digitais”.
E as montadoras de automóveis então? Estão todas de “cabelo em pé”. Sabe por quê?
Porque o MODELO DE NEGÓCIOS delas (vender carros) tem data para acabar!
Tudo por conta da mudança de comportamento do consumidor que (já) deixou de ver o carro como algo para ser “possuído” para ser simplesmente “usado”.
Diante de tantas mudanças, há de se perguntar: Para sobreviver, qual caminho seguir?
Felizmente, existem muitos caminhos possíveis para seguir em frente.
Mas apenas um para andar para trás: MANTER O QUE ERA FEITO NO PASSADO.
E pior: Ignorando (por sua própria conta e risco) todos os SINAIS DE MUDANÇA que insistem em saltar aos olhos, mas continuam sendo solenemente ignorados.
Há um “mantra” no mercado de academias que diz que “resultado” é o que realmente “segura o cliente”.
Ora, parece muito claro e óbvio! Bom seria se fosse verdade…
O mantra do discurso do “resultado” é um bom exemplo de como construções de “raciocínio lógico” (axiomas) corretas podem levar a conclusões absolutamente equivocadas!
Veja um exemplo:
Dentro da estrutura de construção do raciocínio lógico acima a conclusão está correta, só que NÃO É VERDADEIRA!
É preciso um conhecimento EXTERNO adicional, não contemplado dentro da estrutura lógica do argumento, para VALIDAR a conclusão.
O mesmo acontece com o discurso do “resultado” para o cliente na academia!
Esse discurso continua encontrando “eco” entre gestores e profissionais de fitness simplesmente porquê eles QUEREM ACREDITAR NISSO!
Ele vai de encontro a uma “crença dominante” e profundamente arraigada no “mindset fitness”, em especial do pessoal naturalmente inclinado a pensar mais em “métodos e processos de treinamento” do que em “perfil e comportamento do consumidor”.
Para esses o “resultado” é espelho do conhecimento metodológico que o gerou! Logo, é uma forma de “autoafirmação” e de conferir “significado” ao esforço de formação e atuação profissional.
Só que essa “verdade” pertence ao passado (de fato já foi isso mesmo um dia).
Hoje já não é mais assim. Simplesmente o CONSUMIDOR MUDOU e aqueles que querem o “resultado” se transmutaram de “mainstream” para “nicho”.
Alguma evidência disso?
Sim, várias. Mas vou dar apenas uma, suficientemente boa e recente.
A UnitedHealthcare, uma empresa multinacional do segmento de saúde com ações na Bolsa de Valores norte-americana e nº 6 no ranking da Fortune 500, publicou recentemente (maio/2019) sua terceira pesquisa anual sobre saúde e bem-estar com consumidores norte-americanos.
Essa pesquisa busca identificar as atitudes e comportamentos do consumidor com relação à sua saúde.
Pois bem, veja isso:
Quando perguntados “O que faria você participar REGULARMENTE (caixa alta por minha conta) de um programa de atividades físicas” sabe o que a maioria respondeu?
Nessa altura você já deve estar desconfiando que NÃO foi “ter resultados”…
60% das pessoas afirmaram que fariam mais exercícios se tivessem a oportunidade de SOCIALIZAR ou FAZER AMIGOS, não importa se “ao vivo” ou “virtuais”!
Wow! 😮
Esse resultado encontra eco em outras pesquisas, tanto mercadológicas quanto acadêmicas!
E ainda tem gente que insiste em ficar pensando no “método mais eficaz” ao invés de pensar em “como fazer isso – exercício – ficar menos chato e interativo”.
Há um conceito muito interessante na astrofísica para ilustrar esse momento que estamos passando, esse crepúsculo entre o antigo e o novo.
É o conceito de SINGULARIDADE.
Na astrofísica a singularidade é o ponto dentro de um buraco negro onde o tempo para (!) e as leis da física perdem todo o sentido.
Nem a luz escapa da gravidade dentro do horizonte de eventos de um buraco negro. O horizonte de eventos é o “ponto de não retorno”. Qualquer coisa que ultrapassa esse limite é atraída pela gravidade do buraco negro, de onde jamais sairá.
O mundo das academias entrou num horizonte de eventos que não permite a alguns perceber que as normas antes aplicadas já não vigoram.
Por isso, ignorar a singularidade ainda vai levar muitas academias a cair num buraco negro sem volta.
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One Reply to “BALEIAS E BURACOS NEGROS”
Concordo em numero e genero.👏👏👏