EX#1 – O QUE FAZ O CLIENTE VOLTAR?

O caminho da Lealdade é uma via de dois sentidos: Coração e Mente

Sempre que você pensar em manter clientes, tenha claro que o papel desempenhado por um produto/serviço vai além do seu caráter meramente funcional.

Quem busca adquirir alguma coisa tem uma necessidade não atendida ou um desejo. Essa é a “pedra fundamental” do pensamento de marketing: Fazer/entregar algo para um consumidor em estado de “carência” ou para preencher algo que lhe “falta”.

Nesse sentido, três atributos ou características se destacam: Funcional, Sensorial e Emocional.

O aspecto funcional é o “gatilho” ou a solução central que o cliente quer/precisa. É o “job to be done” do produto/serviço, ou seja, aquilo a quê ele se destina, se presta ou faz.

Num primeiro momento, os aspectos sensoriais podem influenciar grandemente a primeira compra do cliente. Basicamente, tudo aquilo que está relacionado e impacta nossos órgãos de sentido (visão, olfato, paladar) influencia nossa decisão de compra.

Contudo para a compra se repetir, em particular em serviços de uso recorrente (ex.: academias de ginástica), a EXPERIÊNCIA DE USO tem que criar uma “marca mental” ou “tatuagem emocional” positiva.

Os aspectos sensoriais “seduzem”, mas são os aspectos emocionais que “marcam” a empresa na mente do cliente!

Entenda mais nesse video.

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