NÃO DÊ DESCONTO EM JANEIRO! PROMESSAS E HEURÍSTICAS

No início do ano as academias experimentam um aumento da procura por pessoas interessadas em compensar as calorias extras adquiridas nas festividades de final de ano e impelidas pela promessa autodirigida de cuidar melhor de si mesmas ou perder peso.

Sistematicamente, em janeiro, a procura pela palavra “academia” (ginásios em Portugal) dá um salto nas páginas do Google. Numa consulta ao Google Trends – ferramenta do Google que compara o volume de pesquisas feitas pelos usuários – é possível verificar que há crescimento na busca pelo termo “academia” SEMPRE no mês de janeiro. Confira:

evolução da popularidade na busca pela palavra “academia” no google – 2004-2018

Além disso, há uma heurística (atalho mental) que gera dois vieses de comportamento que facilitam ainda mais a venda em janeiro!

Por isso, no mês de janeiro as academias não precisam fazer “concessões” ao seu preço de venda para induzir a visitação porque as pessoas já se (auto)convenceram a comprar!

Uma abordagem mais inteligente é diminuir as barreiras à entrada (ex.: taxas de adesão) ou adotar a estratégia “mais pelo mesmo”, ou seja, agregar mais itens à oferta pelo mesmo preço (ex.: compra “A” e ganha “B”).

Assista ao vídeo desse post e saiba mais.

Saúde & Sucesso,

Cleverson Costa

PhD Researcher

Center for Advanced Research in Management

ISEG – Lisbon School of Economics & Management

1 comentário Adicione o seu

  1. THALES ALBERTO DEOCERZIO DE ALKMIM disse:

    Excellente cleverson !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *