FIT NEWS 19: 15% A 25% DAS ACADEMIAS PODEM FECHAR DEFINITIVAMENTE EM 2020

Diante de tantas notícias e acontecimentos extraordinários nos últimos meses, nos perguntamos: Qual o limite da insensatez?

  1. Em MG ação do governo contra o COVID-19 fecha as academias e abre os bares!
  2. Ao mesmo tempo, estudiosos apontam que o prolongamento da quarentena pode aumentar a epidemia… da obesidade!
  3. E pesquisa revela que sem previsão de reabertura 15 a 25% das academias podem fechar definitivamente em 2020.

Tudo isso em apenas 6m25s na edição 19 do FIT NEWS.

1.

Cientistas disparam o alarme: A quarentena e o fechamento de empresas podem agravar a epidemia de obesidade!

Pesquisadores da Universidade da Copenhagen na Dinamarca alertam que o estresse emocional, a inatividade física e o distanciamento social criam insegurança psicossocial que pode levar ao aumento da obesidade.

Para os pesquisadores são necessárias medidas urgentes se quisermos manter a população, além de protegida do coronavírus, também metabolicamente saudável.

Em carta publicada na revista científica Nature Reviews Endocrinology, Christoffer Clemmensen, professor associado do Centro de Pesquisas Metabólicas da Universidade de Copenhagen, destaca que os políticos não entendem direito como a quarentena prolongada e o fechamento de empresas podem fazer disparar a obesidade na população.

A obesidade é uma epidemia silenciosa que, assim como o COVID-19, também provoca graves consequências para a saúde, tanto físicas quanto psicológicas.

O professor Thorkild Sørensen, co-autor do manifesto, faz um apelo aos governantes e tomadores de decisão para considerarem o impacto que as estratégias de contenção do COVID-19, especialmente a proibição de funcionamento do comércio, terão na saúde da população.

2.

Esse apelo deveria ser ouvido pelos Secretários Estaduais de Saúde, que parecem estar de olhos e ouvidos fechados às evidências científicas contrárias ao fechamento indiscriminado de todo e qualquer tipo de atividade comercial.

Por exemplo, o secretário de estado adjunto de saúde do estado de Minas Gerais, o Sr. Marcelo Cabral, declarou na terça-feira 11 de agosto que simplesmente não há previsão para reabertura das academias no estado.

Na cidade de Divinópolis (MG) com a adesão do município ao programa Minas “Consciente” as academias da cidade foram forçadas a fechar as portas novamente.

Detalhe: Elas já estavam abertas há mais de 90 dias sem que isso tenha provocado aumento no número de casos de COVID-19 na cidade!

A maior incoerência, porém, está no fato de que, com o Minas “Consciente”, os bares tiveram permissão para voltar a funcionar mas as academias, que estavam abertas, fecharam!

A medida, de uma tremenda insensatez, causou revolta nos profissionais da área e até mesmo nos alunos e usuários das academias.

3.

De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), na Região Metropolitana de Campinas (35%) das academias já encerraram suas atividades em definitivo desde o início da quarentena no estado, no final do mês de março.

Segundo prognóstico da empresa de consultoria Club Intel, sem uma previsão de reabertura, estima-se que 15% a 25% das academias e estúdios de pequeno porte (negócios com até 20 funcionários), vou fechar suas portas definitivamente até o final do ano de 2020.

Em um artigo publicado na revista Health Club Management estimou-se que aproximadamente dois terços (64%) de todas as academias e estúdios de fitness no mundo todo foram fechados compulsoriamente no auge da pandemia.

Mas, no momento atual, manter as academias fechadas é assinar, para centenas de empresas e milhares de empregos diretos e indiretos, um atestado antecipado de óbito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *