DROPS DE SABER: TERCEIRO LUGAR
No dia 1º de Maio comemora-se o Dia Mundial do Trabalho. No Brasil e em muitos outros países essa data é marcada por um feriado de âmbito nacional (a título de curiosidade mundana, nos Estados Unidos não tem feriado no 1º de Maio. Lá o Dia do Trabalho (Labor Day) é comemorado na primeira segunda-feira de setembro).
Eu não sei o que você fez no dia 1º de Maio mas as chances são de que você NÃO trabalhou! E espero que, como eu, você tenha tirado um dia para dedicar-se ao lazer e à família.
O local de trabalho é onde a maioria das pessoas passa grande parte das horas do seu dia. Se somarmos o tempo de deslocamento, muitas vezes esse volume de horas ultrapassa com folga as teóricas 8 horas de dedicação diária ao trabalho.
Depois do trabalho a gente quer voltar para casa, local onde nos sentimos seguros e que nos fornece aconchego e relaxamento.
Mas e quando não estamos trabalhando ou não estamos em casa? Para onde vamos?!
Essa pergunta desnuda um conceito muito importante para as empresas conquistarem a preferência dos clientes no Século XXI: O conceito de TERCEIRO LUGAR!
O TERCEIRO LUGAR é o local onde as pessoas vão escolher dedicar o seu tempo livre, quando não estão em casa (1º Lugar) ou no trabalho (2º Lugar).
Muitos pessoas ainda pensam que concorrente é apenas aquele que oferece serviços ou produtos semelhantes ao seu. Esse é um pensamento míope!
As ferrovias não pararam de crescer porque a necessidade de transporte de passageiros e cargas diminuiu. Na verdade essa necessidade cresceu! Porém as ferrovias deixaram que outros meios (carros, caminhões, aviões) atendessem essa necessidade¹.
Por quê? Porque elas definiram de maneira míope o seu modelo de negócios. Elas se posicionaram no negócio de ferrovias e não no negócio de TRANSPORTES!
A MESMA COISA ACONTECE HOJE COM AS ACADEMIAS!
A maioria das academias se posiciona apenas no negócio do EXERCÍCIO. O que muitos proprietários e gestores ainda não enxergaram é que disputam com outras empresas pelo TEMPO, SATISFAÇÃO e DINHEIRO do seu cliente!
Se a academia não for uma boa opção de TERCEIRO LUGAR só o apelo do exercício físico ou a inserção de novas modalidades não é suficiente para gerar uma EXPERIÊNCIA que o cliente queria, conscientemente, repetir numa base regular.
Saiba mais sobre o conceito de TERCEIRO LUGAR e sua aplicação para academias e studios nesse DROPS DE SABER (4:20 min).
Saúde & Sucesso!
- Levitt, T. (2004). Marketing Myopia. Harvard Business Review. 82(7/8), 138-149.
One Reply to “DROPS DE SABER: TERCEIRO LUGAR”
Esse lugar é show. Aí fica o we work. Maior rede de coworking do mundo.
Aproveitando o gancho, felicidade no trabalho está relacionado a liberdade. E diferente do que muitos pensam, o nível de produtividade dessa turma é incomparável a maioria das empresas tradicionais.