RETENÇÃO: O PODER DAS PALAVRAS

Será que as palavras podem ser tão eficazes quanto uma prescrição orientada de exercícios para melhorar a aptidão física de pessoas sedentárias?

O que é mais eficaz? Conversar ou montar uma ficha?

Um estudo¹ publicado no British Journal of Sports Medicine (Abril 2016) que analisou 1.146 indivíduos com baixa aptidão física ao longo de 2 anos mostrou que sessões de aconselhamento realizadas 1 vez/mês foram TÃO EFICAZES QUANTO a prescrição regular de exercício em fichas de treino para melhorar a capacidade aeróbica dos participantes.

Wow! Mas como assim?!

Os cientistas utilizaram de uma técnica conhecida como ENTREVISTA MOTIVACIONAL para esclarecer e engajar as pessoas na ideia de irem introduzindo, gradativamente, o exercício como um componente regular de suas vidas.

Introduzir a ideia do exercício MÍNIMO para ser incorporado gradativamente como um comportamento regular, ou seja, um hábito, é chave para fazer uma pessoa sedentária manter-se na prática regular de atividades físicas.

Por quê?

A simples noção de que “mais é melhor” desencoraja muitas pessoas a fazerem exercícios porque elas não tem nem tempo e nem INTENÇÃO de fazer muita coisa!

As entrevistas motivacionais são apenas uma das 13 técnicas (!) cientificamente comprovadas para promover ADERÊNCIA AO EXERCÍCIO.

Quer saber quais são as outras 12?

Participe da SEMANA DA RETENÇÃO e descubra!

A Semana da Retenção é um workshop online gratuito com as últimas novidades da CIÊNCIA DA ADERÊNCIA. Para se inscrever basta clicar aqui 

 

  1. Mann, S. et al. Comparative effects of three 48-week community-based physical activity and exercise interventions on aerobic capacity, total cholesterol and mean arterial blood pressure. BMJ Open Sport Exerc Med 2016;2:e000105 doi:10.1136/bmjsem-2015-000105.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *