DROPS DE SABER: TERCEIRO LUGAR

No dia 1º de Maio comemora-se o Dia Mundial do Trabalho. No Brasil e em muitos outros países essa data é marcada por um feriado de âmbito nacional (a título de curiosidade mundana, nos Estados Unidos não tem feriado no 1º de Maio. Lá o Dia do Trabalho (Labor Day) é comemorado na primeira segunda-feira de setembro).

Eu não sei o que você fez no dia 1º de Maio mas as chances são de que você NÃO trabalhou! E espero que, como eu, você tenha tirado um dia para dedicar-se ao lazer e à família.

O local de trabalho é onde a maioria das pessoas passa grande parte das horas do seu dia. Se somarmos o tempo de deslocamento, muitas vezes esse volume de horas ultrapassa com folga as teóricas 8 horas de dedicação diária ao trabalho.

Depois do trabalho a gente quer voltar para casa, local onde nos sentimos seguros e que nos fornece aconchego e relaxamento.

Mas e quando não estamos trabalhando ou não estamos em casa? Para onde vamos?!

Essa pergunta desnuda um conceito muito importante para as empresas conquistarem a preferência dos clientes no Século XXI: O conceito de TERCEIRO LUGAR!

O TERCEIRO LUGAR é o local onde as pessoas vão escolher dedicar o seu tempo livre, quando não estão em casa (1º Lugar) ou no trabalho (2º Lugar).

Muitos pessoas ainda pensam que concorrente é apenas aquele que oferece serviços ou produtos semelhantes ao seu. Esse é um pensamento míope!

As ferrovias não pararam de crescer porque a necessidade de transporte de passageiros e cargas diminuiu. Na verdade essa necessidade cresceu! Porém as ferrovias deixaram que outros meios (carros, caminhões, aviões) atendessem essa necessidade¹.

Por quê? Porque elas definiram de maneira míope o seu modelo de negócios. Elas se posicionaram no negócio de ferrovias e não no negócio de TRANSPORTES!

A MESMA COISA ACONTECE HOJE COM AS ACADEMIAS!

A maioria das academias se posiciona apenas no negócio do EXERCÍCIO. O que muitos proprietários e gestores ainda não enxergaram é que disputam com outras empresas pelo TEMPO, SATISFAÇÃO e DINHEIRO do seu cliente!

Se a academia não for uma boa opção de TERCEIRO LUGAR só o apelo do exercício físico ou a inserção de novas modalidades não é suficiente para gerar uma EXPERIÊNCIA que o cliente queria, conscientemente, repetir numa base regular.

Saiba mais sobre o conceito de TERCEIRO LUGAR e sua aplicação para academias e studios nesse DROPS DE SABER (4:20 min).

Saúde & Sucesso!

  1. Levitt, T. (2004). Marketing Myopia. Harvard Business Review. 82(7/8), 138-149.

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