A NOVA CORRIDA DO OURO DO FITNESS

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Ao longo da nossa história ocorreram várias “corridas do ouro”. São oportunidades novas que surgem inesperadamente (será mesmo?) e alimentam a imaginação de empresários arrojados e de muitos aventureiros.

Vários são os exemplos: Ouro, petróleo, computadores, softwares, aplicativos de celular, etc.

O enredo é simples:

  • Os pioneiros avançam primeiro, encontram ouro em abundância e colhem os frutos < merecidos > de sua coragem e iniciativa;
  • A notícia se espalha e uma multidão vai atrás do ouro prometido;
  • A busca se torna muito competitiva e a maioria dos que chegam depois não obtém nenhum ganho realmente vantajoso do veio explorado.

Há mais de 3 décadas < desde sempre > que o mercado de fitness tem sido dominado pela busca da “boa forma”, a pedra fundamental de promoção e vendas do produto “fitness”. Mudança morfológica ainda é o “Santo Graal” que as pessoas sedentárias e com sobrepeso buscam desesperadamente com a proximidade do verão…

No entanto novas “minas de ouro” começam a ser identificadas. As pistas de sua existência, sinais inequívocos de riqueza futura, já apontam no radar dos “bandeirantes” desbravadores de novos mercados:

  • Até 2030 o número de pessoas com mais de 65 anos vai ultrapassar aquelas com menos de 15 anos em 56 países (Brasil incluído);
  • De acordo com o Pew Research Center, nos Estados Unidos cerca de 10.000 pessoas aposentam-se TODOS OS DIAS e esse ritmo continuará assim ATÉ 2029 (!). 75% dessas pessoas NUNCA puseram os pés numa academia.
  • O Brasil terá 40% dos idosos da América Latina até 2025¹. Apenas 5,1% dos idosos entre 65-74 anos praticam esportes².
  • Segundo o IBGE 33,5% das crianças brasileiras apresentam sobrepeso ou obesidade.
  • Atualmente as crianças passam mais de 7,5 horas DIARIAMENTE (!) em frente a uma tela ou monitor³.
  • Apenas 1 em cada 3 crianças pratica alguma atividade física diária⁴.
  • De acordo com a Nike o mercado de roupas e acessórios para mulheres (que atualmente representa 20% das vendas da marca) cresce a uma taxa que ultrapassará em breve o mercado para homens. As mulheres representam 40% dos atletas na América⁵.

Idosos, crianças e mulheres. Os novos “eldorados” do fitness!

Em época de crise as empresas e as pessoas procuraram com afinco por novas oportunidades para “ganhar mais dinheiro”. No adágio popular a oportunidade é como um cavalo selado que passa na sua frente. Se você não montar logo pode ser que ele nunca mais volte…

Assim como um garimpeiro corajoso que sai em busca de ouro, somente o empreendedor que procura aproveitar as oportunidades mais cedo possui chances reais de conquistar seu merecido “lugar ao sol”.

Nesse exato momento três cavalos selados estão parados no estábulo. Como anda sua montaria?

Saúde & Sucesso,

Cleverson Costa

 

  1. Agência Brasil, 22/11/2008.
  2. Ministério do Esporte, 2015.
  3. Rideout, Victoria J., Foehr, Ulla G., and Roberts, Donald F. Generation M2: Media in the Lives of 8 to 18 Year-Olds. Rep. Menlo Park: Henry J. Kaiser Family Foundation, 2010.
  4. National Association for Sport and Physical Education. The Fitness Equation: Physical Activity + Balanced Diet = Fit Kids. Reston, VA: National Association for Sport and Physical Education, 1999.
  5. Women are one of the sporting-goods industry’s biggest-growing markets — and one of its most ignored. The Washington Post, October 2014.

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